sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sapatos Unissex!


   É difícil postar alguma coisa sobre moda em relação ao universo masculino, porque as mulheres estão dominando-o cada vez mais. É o caso dos slippers, eram sapatos usados somente por homens ricos em meados do século 15. Usados somente dentro de casa, digamos, uma pantufa mais fina, com brasões, iniciais e outros elementos que caracterizassem o seu dono. Após um tempo esse sapato ganhou as ruas, e hoje foi absorvido para o universo feminino.



  Após um tempo esse sapato ganhou as ruas, e hoje foi absorvido para o universo feminino.

  
   O mocassim é um tipo de sapato criado pelos índios-norte americanos. Com certeza você já deve ter visto no pé dos seus avós e hoje em dia voltou com tudo nos pés dos moderninhos. É um sapato não especificamente para um sexo. São usados por homens e mulheres, igual muitos hoje em dia.




   O mocassim feminino é diferente do masculino, a semelhança com a sapatilha é muito grande, mas não confunda. O mocassim geralmente tem cadarços, fivelas, costuras e são de veludo.




   O oxford foi introduzido na Inglaterra por volta de 1640 e logo foi adotado pelos alunos da Universidade de Oxford, que o tornaram popular. Durante muito tempo foi considerado um sapato essencialmente masculino, símbolo de austeridade e conservadorismo. Porém, a moda acabou driblando essa tradição e o transformou em um sapato unissex, e hoje ele é encontrado com uma diversidade enorme de variações estilísticas. 



   Os sapatos oxford para mulheres ganharam saltos, couros envernizados, modelos mais modernos e ousados, além de muita feminilidade. A marca Melissa, por exemplo, lançou vários modelos de oxford femininos assinados por designers e estilistas famosos como Alexandre Herchcovitch.



    O coturno é um tipo de bota, voltada principalmente para o uso por militares em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro (tratado de maneira especial para tornar-se impermeável), porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex. O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo, estabilidade do tornozelo e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis.


   Coturnos também são populares como vestimenta nas subculturas do góticopunkgrungeheavy metalskinheadindustrial entre outras; no entanto, eles estão se tornando mais e mais mainstreamEles têm uma vida útil mais longa do que as botas comuns, o que pode dar-lhes uma sensação de vintage. 
   Hoje em dia, existem variados modelos, nos pés de homens e mulheres. E estão cada vez mais modernos!





A atriz Nathalia Dill já aderiu ao look e arrasou!

   É isso ai, você pode sim usar os sapatos do seu namorado! Mas vai sem erro, tem que ter estilo para sair usando qualquer um desses que citei e outros que viraram moda no universo feminino. Saiba usar e arrase! Beijos.

Um comentário:

  1. Não é unissex se tem versão tanto masculina como versão feminina. A exemplo o Mocassim ai em cima. :)

    ResponderExcluir