quinta-feira, 14 de junho de 2012

Primeiro dia de SPFW!

Começou no dia 11 de junho e vai até o dia 16 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, a 33ª edição da SPFW!!! E eu não poderia deixar de assistir todos os desfiles e contar um pouco para vocês, leitores do VSE. As novidades desta edição são o retorno de Ronaldo Fraga, Paula Raia e Forum, e a estréia de Vitorino Campos e Têca de Helô Rocha. E o lamento dessa edição é que será a primeira vez em todas as edições que a jornalista e consultora de moda Gloria Kalil, não poderá participar e explica o motivo em sua página pessoal "As mudanças de datas que aconteceram por conta da Rio+20, antecipação de calendário e outras dificuldades, fizeram com que a agenda do evento acontecesse no mesmo dia de um compromisso meu na Europa, seguido de férias já marcadas em Barcelona com quatro dias finais em Paris", afirmou Gloria. 

A Animale abriu as apresentações do primeiro dia de SPFW com uma linda coleção de verão 2013. As estampas da coleção são inspiradas em fotos noturnas, feitas pela própria equipe de estilo da marca, durante uma viagem à África do Sul. Elas remetem às texturas do casco da tartaruga, da pele da zebra e de outros animais da savana em efeitos nada óbvios. Um dos pontos fortes das roupas são os detalhes inesperados, como a presença da palha trançada nos ombros, do couro em recorte a laser ou do delicado viés em tricô adornando o vestido de seda bem feminino. A top britânica Rosie Huntington-Whiteley abriu o desfile.

                        
O  verão 2013 de Alexandre Herchcovitch é inspirado nos anos 80, ele coloca modelos de cabelos encaracolados e scapins em cores de chiclete. Nas roupas, muitos macacões, vestidos, tailleurzinhos, camisas e bermudas em tecidos nobres como seda, tafetá e shantung. As formas não são muito próximas do corpo, arrendondadas e com mangas amplas, numa alfaiataria de pegada esportiva. É incrível a combinação de maxi ou micro xadrezes coloridos, quadriculados multicores, corações estampados sobre peças monocromáticas e jogos de sobreposições que criam um efeito caleidoscópico na passarela proposta por Herchcovitch.


O estilista Eduardo Pombal, da marca Tufi Duek, trouxe para a passarela do SPFW uma coleção de verão 2013, inspirada na delicadeza, beleza e textura das flores. Desta forma, os shapes de saias evasês lembras copos-de-leite; dobraduras e volumes em pregas estratégicas de vestidos e vestes remetem a pétalas, e recortes vazados lembram estruturam orgânicas. Tudo sobreposto a jaquetas e coletes com tecidos extremamente leves. Nos materiais, a marca continua o trabalho de mesclar o natural ao tecnológico, trazendo para a coleção um cetim estruturado, laise, renda guipire encorpada, jacquard, tafetá de seda, paetês foscos, vazados e muita transparência. Já as cores evocam um jardim futurista.


Com a cantora Paula Lima cantando ao vivo na passarela, o estilista Fause Haten mostrou uma coleção enxuta e exuberante repleta de vestidos de noites. A ideia inicial de Fause foi misturar numa única imagem algo da África, referências do século XIX e técnicas de viés que utilizavam tecidos nobres como seda, tafetá e renda ao lado de bordados de pérolas douradas e prateadas. Neste contexto, destacam-se os vestidos longos em franjas com dorsos acinturados e outros em corseletes e rendas, bem curtos, trazendo bordados nos ombros.


A Triton viaja para algum lugar do Japão e cria uma coleção de verão extremamente urbana e gráfica. As roupas em estampas de rabiscos futuristas remetendo à arquitetura, em shapes rígidos e coordenadas entre si, lembrando pijamas, aparecem ao lado de outras mais delicadas, como casacos com sainhas cheias de movimento. Destaque também para as peças criadas a partir do desdobramento do quimono e do obi e revisitadas de forma delicada, com recortes e em cores harmônicas como rosa, pink, vermelho e pele.
   
                           
Fiquem ligados no Vai Sem Erro, porque a 33ª edição do São Paulo Fashion Week está só começando! Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário