segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quarto Dia de SPFW!

Confira o que rolou no quarto dia de evento! :)

A Neon saiu do prédio da bienal e fez do seu desfile, um pequenique no Viveiro Manequinho Lopes, uma área bem verde dentro do Parque do Ibirapuera. A dupla de estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato mostraram uma coleção extremamente feminina e nostálgica para o verão 2013. Inspirada em piqueniques, ciganas, imagens étnicas e na vontade de trazer peças do guarda-roupa masculino para elas, a marca abusou do uso das cores, do mix de estampas de lenços e de outras em efeitos laminados. Nos materiais, a leveza das sedas, tafetás, musselines e cetim se contrapondo ao peso do algodão, do brim e do linho. Nas cores, tons terrosos lavados, amarelo, vermelho, roxo, rosa, verde e muitos metalizados.

O verão 2013 do mineiro João Pimenta é inspirado na Folia de Reis e no desejo do designer de fazer uma roupa mais limpa, com referências do universo militar. Assim, a modelagem acaba ganhando uma pegada mais sofisticada e vem mais próxima do corpo. Bacana a ideia de combinar as calças afuniladas e levemente mais justas com camisas com recortes acinturados. Interessante a escolha da cartela de cores, ao invés do colorido tradicional da Folia de Reis, tons urbanos e cosmopolistas, como azuis e grafite pontuado por prata e dourado.


Quebrando a regra de maquiagem nude, apenas com a boca acentuada, que vem se repetindo desde o primeiro dia de desfiles da edição Verão 2013 do SPFW, o make up das modelos de Juliana Jabour traz cores, muitas cores.
No verão descontraído da jovem designer, o brilho dos anos 70 se funde ao universo esportivo. A musa da estação é a estrela Michelle Pfeiffer, em seu personagem do filme "Scarface". Desta forma, Juliana investe pesado no brilho, no lurex, na seda listrada em fios tintos e em outros tecidos estruturados e metalizados. Já as formas ora são mais soltas e fluidas, oras mais longuilíneas e encorpadas, tudo muito contemporâneo.

O paranaense Jefferson Kulig propôs para o verão 2013 o tema "a moda como valorização para mudanças de consciências em relação ao consumo". Assim, o designer investiu no uso de tecnologia enzimáticas para tornar a sustentabilidade um estilo de vida, criando peças que, por exemplo, não precisam ser passadas. Para a temporada, a ênfase esta na cintura marcada das formas próximas ao corpo e na assimetria. Nos materiais, tressê em couro, tafetá, algodão, borracha e tela.

A coleção de verão 2013 da carioca Osklen é passeio imaginário que transita entre a Pacific Coast Highway 1, na Califórnia, e a orla de Ipanema. Foi um misto de estética futurista e solar, pontuadas por estampas que remetem a paisagens de praias, por do sol, a um lindo céu azul e ao mar verde-esmeralda de Ipanema. Muito interessante como a marca se renova misturando as matérias naturais como linho e tricô de linho, algodão e denin delavê a outros sustentáveis em tear de seda com diferentes texturas como tricô de seda e seda artesanal, além daqueles com pegada higthtech como neoprene e naílon holográfico, entre outros.

A Colcci traz um verão embalado por uma alfaiataria cool inspirada no surfe dos anos 90. Para elas as propostas são mais ousadas, num esporte chic de peças acinturadas, onde as formas do corpo surgem valorizadas por peças como bolerinhos, calças mais curtinhas e saias tipo peplum. Já para os rapazes, listras vibrantes, peças mais soltas, uma sobrevida do colorbloking. Bacana o uso de náilon, laise liso e estampado, a misturada das sedas e de algodões e do rico trabalho sobre o couro, numa espécie de bordado vazado. Na cartela de cores, um mix explosivo que vai do mais suave alarjanado, verde e rosa ao vibrante laranja, azul, turquesa, vermelho e royal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário